Quantcast
Channel: Coordenação do Livro e Literatura
Viewing all 145 articles
Browse latest View live

25 de fevereiro de 2016: 20 anos sem Caio Fernando Abreu

$
0
0
Caio Fernando Abreu, um dos maiores escritores brasileiros de sua geração, nasceu em 12 de setembro de 1948 em Santiago, Rio Grande do Sul. Estudou Letras e Artes Cênicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) sem, no entanto, ter concluído nenhum dos cursos, pois foi trabalhar como jornalista em revistas como Nova, Manchete, Veja e Pop, além de colaborar com os jornais Correio do Povo, Zero Hora, Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo.
Fonte: Caio Fernando Abreu. Porto Alegre, IEL, 1988
 (Autores Gaúchos, v. 19). Texto adaptado.
Em 1968 teve sua literatura reconhecida pela primeira vez, através da menção honrosa recebida pelo conto “Três tempos mortos”. Seu primeiro romance, “Limite branco” (1970), tem as marcas que iriam acompanhar sua trajetória literária: a angústia diante do devir e a morte como certeza no final da jornada. A maior parte de suas criações e personagens retratavam um modo cinzento e triste de viver, na busca inquietante pela felicidade.

Morou fora do Rio Grande do Sul e fora do país, mas acabou retornando a Porto Alegre, onde, em 1995, foi patrono da 41ª. Feira do Livro da cidade. Um ano depois, Caio Fernando Abreu voltou a viver com seus pais, tempo durante o qual, já doente, teria se dedicado à jardinagem. Faleceu em 25 de fevereiro de 1996, no Hospital Mãe de Deus em Porto Alegre.


COORDENAÇÃO DO LIVRO E LITERATURA/SMC NA SEMANA DE PORTO ALEGRE | 2016

$
0
0
SEMANA DE PORTO ALEGRE | 2016

26 DE MARÇO A 2 DE ABRIL

“Viva o que Porto Alegre tem de melhor!”

De 26 de março a 2 de abril, a Coordenação do Livro e Literatura (CLL) da Secretaria Municipal da Cultura participa de mais uma edição anual da 57ª Semana de Porto Alegre. A programação inclui palestras, exposições, saraus, contação de histórias e feira de troca de livros.

Local: Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues – Av. Erico Verissimo, 307
Entrada: franca / Estacionamento: gratuito no local

Informações: (51) 3289-8079 | cll@smc.prefpoa.com.br
#poa244anos

PROGRAMAÇÃO

26 de março a 2 de abril • 9h—19h (sábados das 14h às 18h)
Exposição “244 ANOS DE PORTO ALEGRE: A CIDADE EM IMAGENS E LIVROS”
Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães

Em destaque, obras do acervo da Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães dedicadas à história de Porto Alegre e 25 paineis fotográficos pertencentes ao acervo da Secretaria Municipal de Educação (SMED), reunidos em uma exposição destinada a resgatar e estimular preservação da memória sobre a Capital gaúcha, desde os seus primórdios.
_________________________________________

26 de março a 2 de abril | 9h—19h (sábados das 14h às 18h)
Exposição “IRMÃOS PORTO ALEGRE: A CONTRIBUIÇÃO DE APELLES,
ACHYLLES E APOLLINÁRIO À CULTURA GAÚCHA”
(Acervo do Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre)
Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães

Por meio de 11 banners narrativos, a trajetória dos irmãos riograndinos Apelles (1850-1917), Achylles (1848-1926) e Apollinário Porto Alegre (1944-1904), intelectuais cuja atuação em segmentos como literatura, educação e jornalismo contribuiu para a efervescência cultural da cidade entre a segunda metade do século 19 e as primeiras décadas do século 20. A trajetória dos três está diretamente ligada à fundação da Academia Rio-Grandense de Letras e da Sociedade Partenon Literário, entre outras realizações.

26 de março | sábado | meia-noite
Sarau SARAU TRIELÉTRICO: “POR VOLTA DA MEIA-NOITE”
com Kátia Suman, Diego Grando, Pedro Gonzaga, Ana Krüger e Ian Ramil
Teatro Renascença

Incorporado ao calendário cultural de Porto Alegre desde 1999, o Sarau Elétrico apresentado por Kátia Suman Diego Grando e convidados traz do Bar Ocidente para o palco do Teatro Renascença o seu divertido encontro entre literatura, música e cultura pop, em torno dos mais variados autores e temas. Esta edição especial, rebatizada de “Sarau Trielétrico” para a 57º Semana de Porto Alegre, tem como atrações musicais e literárias o professor e escritor Pedro Gonzaga e os músicos Ian Ramil e Ana Krüger, do trio Delicatessen. Conforme sugere o próprio título, o evento começa por volta da meia-noite, logo após o show de Antonio Villeroy.
_______________________________

27 de março | domingo | 15h—18h
Feira FEIRA DE TROCA DE LIVROS
Saguão do Centro Municipal de Cultura

Maior e mais famoso evento do gênero na Capital gaúcha, a Feira de Troca de Livros de Porto Alegre tem mais uma edição no Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues. Em um estande no saguão do prédio, a Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães disponibiliza cerca de 200 títulos para permuta com o público. Qualquer pessoa pode participar: basta trazer um livro e levar outro (mediante avaliação dos organizadores). As trocas também podem ser realizadas entre os participantes. “Trata-se de uma excelente oportunidade para renovação do acervo pessoal”, destacam as bibliotecárias responsáveis pela iniciativa.
_______________________________

29 de março | terça-feira | 10h
Hora do Conto “PORTO ALEGRE EM HISTÓRIAS”, com Alexandre Brito
Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães

Em uma atividade especialmente preparada para alunos do 3º ao 6º ano do Ensino Fundamental (mediante agendamento), Alexandre Brito realiza a sua contação de histórias. Músico, editor literário e escritor voltado para “gente pequena, média e grande”, oBrito compõe as suas próprias canções e integra a banda Os poETs. O seu trabalho é bastante requisitado em palestras, debates, feiras e cursos ligados ao livro e à leitura.
_______________________________

30 e 31 de março | quarta e quinta-feira | 9h30 e 14h30
Palestra Projeto Paralelo 30 (Descentralização da Cultura)
“PORTO ALEGRE EM HISTÓRIAS”, com Rosane Fluck
Ramal 1 da Biblioteca Josué Guimarães
(Rua Antonio R. M. Leite, 50 – Bairro Restinga)

Socióloga e autora de diversos projetos na área de educação patrimonial, Rosane Fluck apresenta a sua contação de histórias sobre a formação de Porto Alegre, em uma atividade direcionada para estudantes de 8 a 13 anos, educadores e demais interessados. Escolas devem agendar a sua participação pelo fone (51) 3245-1334
______________________________

30 de março | quarta-feira | 10h
Hora do Conto “PORTO ALEGRE EM HISTÓRIAS”, com Claudio Levitan
Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães

Esta Hora do Conto é voltada para alunos do 3º ao 6º ano do Ensino Fundamental, com o arquiteto, escritor e músico Claudio Levitan. As escolas devem agendar participação pelo telefone (51) 3289-8079. Autor de espetáculos infantis como “A Maldição do Castelo” e a opereta “Pé de Pilão”, além de livros como “O Porão Misterioso” (vencedor do Prêmio Açorianos de Literatura Infantil em 2001), além da versão em quadrinhos para “Tangos & Tragédias” (com ilustrações de Edgar Vasques) e diversas antologias de contos. Como músico, tem três CDs premiados.
______________________________

30 de março | quarta-feira | 20h
Espetáculol “CANÇÕES E MOMENTOS DE CAIO F.” , com Muni, Pingo Alabarse e Cau Netto
Teatro Renascença Direção: Luciano Alabarse

Em celebração ao saudoso escritor Caio Fernando Abreu, um dos mais importantes escritores brasileiros da sua geração (e cujo falecimento completa 20 anos em 2016), o produtor Carlos Branco encomendou um recital ao diretor teatral Luciano Alabarse, amigo do homenageado. Conversando, ambos chegaram à ideia de um emocionado e divertido espetáculo inspirado na trilha sonora que acompanhou Caio em diferentes momentos de sua vida e de sua obra, fortemente influenciada pelo pela música brasileira e pelo universo pop. Alabarse costurou, então, um roteiro – narrado por ele – de contos e canções, agora interpretadas pela premiada cantora Muni e pelo tecladista e arranjador Cau Netto. Costurando a apresentação, Luciano selecionou um dos contos mais impactantes do autor, “Além do Ponto”, recitado na íntegra pelo ator Pingo Alabarse.
______________________________

31 de março | quinta-feira | 10h
Hora do Conto “PORTO ALEGRE EM HISTÓRIAS”, com Adriana Scherner
Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães

Contação de histórias para os frequentadores do Centro Dia do Idoso Nascer do Sol, com a pedagoga, contadora de histórias e oficineira Adriana Scherner. Demais interessados podem agendar participação pelo telefone (51) 3289-8079.
______________________________

1º de abril | sexta-feira | 14h30
Hora do Conto “PORTO ALEGRE EM HISTÓRIAS”, com Teka Guimarães
Ramal 1 da Biblioteca Josué Guimarães
(Rua Antonio R. M. Leite, 50 – Bairro Restinga)

Contação de histórias com a professora e mediadora de leitura Teka Guimarães. Atividade que tem como púbico-alvo principal os alunos de Ensino Fundamental. As escolas devem agendar participação pelo fone (51) 3245-1334.
______________________________

1º de abril | sexta-feira | 19h
Palestra “ALMANAQUE GAÚCHO E A MEMÓRIA FOTOGRÁFICA”, com Ricardo Chaves/ZH
Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães

Fotógrafo premiado internacionalmente e atualmente editor da coluna diária “Almanaque Gaúcho” no jornal Zero Hora, Ricardo Chaves tem muita história para contar em quase 50 anos de profissão. Em um bate-papo descontraído, o famoso “Kadão” apresenta imagens marcantes de Porto Alegre e detalha a importância da preservação da memória cultural e histórica da cidade, por meio de seu amplo um arquivo pessoal e profissional.






SARAU TRIELÉTRICO: “POR VOLTA DA MEIA-NOITE”

$
0
0
Kátia Suman, Diego Grando, Ana Krüger, Ian Ramil e Pedro Gonzaga
26 de março | sábado | meia-noite
Teatro Renascença
Centro Municipal de Cultura – Av. Erico Verissimo, 307
Entrada franca / Estacionamento gratuito e segurança no local
Informações: (51) 3289-8074 | cll@smc.prefpoa.com.br
Em meio à programação da 57ª Semana de Porto Alegre, a Coordenação do Livro e Literatura/SMC realiza neste sábado (26 de março), à meia-noite, uma edição especial do Sarau Elétrico de Kátia Suman, com Diego Grando e as participações musicais e literárias do professor e escritor Pedro Gonzaga e dos músicos Ian Ramil e Ana Krüger, do trio Delicatessen. Conforme sugere o próprio título, o evento começa por volta da meia-noite, logo após o show de Antonio Villeroy no Teatro Renascença.
Incorporado ao calendário cultural de Porto Alegre desde 1999, o Sarau Elétrico apresentado por Kátia Suman, Diego Grando e convidados traz do Bar Ocidente para o palco do Teatro Renascença o seu eclético e divertido encontro entre literatura, música e cultura pop, em torno dos mais variados temas, autores e obras.


Concurso Poemas no Ônibus e no Trem tem inscrições abertas

$
0
0
O Concurso Poemas no Ônibus e no Trem - 2016 começa a receber no dia 25 de abril (segunda-feira) as inscrições para a seleção dos Poemas que circularão em 2017.

Interessados em publicar seus poemas nas janelas dos veículos de transporte urbano da capital poderão entregar o seu trabalho até 20 de maio, pessoalmente ou via correio.

Ao todo, serão selecionados 50 textos, que também serão editados em publicação lançada na próxima Feira do Livro de Porto Alegre.

As inscrições são gratuitas  e organizadas pela Coordenação do Livro e Literatura/SMC. O projeto "Poemas no Ônibus e no Trem"é resultado de parceria entre a EPTC, a CARRIS, a ATP e a Trensurb e tem se reafirmado como ação cultural capaz de ampliar a visibilidade da produção de dezenas de autores consagrados ou desconhecidos. Também contribui para humanizar o transporte público na Capital gaúcha e na região metropolitana, ao proporcionar a milhares de usuários, dos mais variados perfis, a apreciação de textos poéticos.

O regulamento e a ficha de inscrição já podem ser acessados na sessão "Editais" da página da Secretaria Municipal da Cultura (www.portoalegre.rs.gov.br/smc) ou AQUI.

Informações adicionais:
Coordenação do Livro e Literatura – fone (51) 3289-8074 e 3289-8072  /cll@smc.prefpoa.com.br
Av. Érico Veríssimo, 307 -  Bairro Menino Deus - Porto Alegre/RS.




Programação da Semana do Livro - Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães Restinga

Programação da Semana do Livro - Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães

Concurso Poemas no Ônibus e no Trem 2016 tem inscrições abertas

$
0
0
O Concurso Poemas no Ônibus e no Trem - 2016 começa a receber no dia 25 de abril (segunda-feira) as inscrições para a seleção dos Poemas que circularão em 2017.

Interessados em publicar seus poemas nas janelas dos veículos de transporte urbano da capital poderão entregar o seu trabalho até 20 de maio, pessoalmente ou via correio.

Ao todo, serão selecionados 50 textos, que também serão editados em publicação lançada na próxima Feira do Livro de Porto Alegre.

As inscrições são gratuitas  e organizadas pela Coordenação do Livro e Literatura/SMC. O projeto "Poemas no Ônibus e no Trem"é resultado de parceria entre a EPTC, a CARRIS, a ATP e a Trensurb e tem se reafirmado como ação cultural capaz de ampliar a visibilidade da produção de dezenas de autores consagrados ou desconhecidos. Também contribui para humanizar o transporte público na Capital gaúcha e na região metropolitana, ao proporcionar a milhares de usuários, dos mais variados perfis, a apreciação de textos poéticos.

O regulamento e a ficha de inscrição já podem ser acessados na sessão "Editais" da página da Secretaria Municipal da Cultura (http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smc/default.php?reg=464&p_secao=184) ou AQUI.

Informações adicionais:
Coordenação do Livro e Literatura – fone (51) 3289-8074 e 3289-8072  / cll@smc.prefpoa.com.br
Av. Érico Veríssimo, 307 -  Bairro Menino Deus - Porto Alegre/RS.



Concurso Histórias de Trabalho 2016 - Inscrições Abertas

$
0
0




Começaram as inscrições para 23ª edição do concurso Histórias de Trabalho promovido pela Coordenação do Livro e Literatura. As inscrições irão até o dia 03 de junho de 2016 e cada participante poderá inscrever apenas um trabalho em cada uma destas categorias.

·        Histórias de Trabalho (Narrativas Verdadeiras ou inventadas)
·        História em Quadrinhos/Cartum
·        Fotografia

As informações se encontram no edital AQUI 

O concurso seleciona produções textuais e visuais de experiências de trabalhos emocionantes, gratificantes, transformadores e que na maioria das vezes acaba passando uma lição para os leitores e incentivando-os na vida profissional e pessoal.As inscrições são gratuitas. Participe!

Programação das atividades de Junho

$
0
0
COORDENAÇÃODOLIVROELITERATURA
PROGRAMAÇÃODEJUNHO


07de Junho (terça-feira)• 15h
HoradocontocomAlexandreBrito
Local:BibliotecaPúblicaMunicipalJosuéGuimarães/Ramal1(Restinga)
RuaAntonioRochaMeirellesLeite,50BairroRestinga

09de Junho (quinta-feira)• 14h30min
AteliêcriativoIlustra-açãoparacriançascomDaneDAngeli
Local:BibliotecaPúblicaMunicipalJosuéGuimarães
Av.ÉricoVeríssimo,307BairroMeninoDeus

14de Junho (terça-feira)• 15h
ContaçãodaLendadoNegrinhodoPastoreiocomAdrianeAzevedo
Local:BibliotecaPúblicaMunicipalJosuéGuimarães
Av.ÉricoVeríssimo,307BairroMeninoDeus

14de Junho (terça-feira)• 19h
Para (Re)Ler os Clássicos - Erico Verissimo e Simões Lopes Neto 
Com as participações da Profª. Drª.  Márcia Ivana de Lima e Silva, da Escritora Lélia Almeida e da Pós-graduanda do Curso de Letras da UFRGS, Paula Marcolin
Local:BibliotecaPúblicaMunicipalJosuéGuimarães
Av.ÉricoVeríssimo,307BairroMeninoDeus

16de Junho (quinta-feira)• 14h30min
HoradocontodecriançaparacriançacomKatrinaXavier
Local:BibliotecaPúblicaMunicipalJosuéGuimarães/Ramal1(Restinga)
RuaAntonioRochaMeirellesLeite,50BairroRestinga

22de Junho (quarta-feira)• 15h
HoradocontocomTekaBarcellos
Local:BibliotecaPúblicaMunicipalJosuéGuimarães/Ramal1(Restinga)
RuaAntonioRochaMeirellesLeite,50BairroRestinga

23de Junho (quinta-feira)• 14h30min
Lançamento do livro “Bruxinha Lili e as flores cantantes”, de Nicole Kunzler
Local:BibliotecaPúblicaMunicipalJosuéGuimarães
Av.ÉricoVeríssimo,307BairroMeninoDeus

23de Junho (quinta-feira)• 18h
Lançamento do livro “Bruxinha Lili e as flores cantantes”, de Nicole Kunzler
Local:BibliotecaPúblicaMunicipalJosuéGuimarães
Av.ÉricoVeríssimo,307BairroMeninoDeus

25de Junho (sábado)• 15h
Feiradetrocadelivros
Local:BibliotecaPúblicaMunicipalJosuéGuimarães
Av.ÉricoVeríssimo,307BairroMeninoDeus

25de Junho (sábado)• 16h
ClubedeLeitura#LeiaMulheres
Livro: Passeio ao Farol, de Vírginia Woolf
Local:BibliotecaPúblicaMunicipalJosuéGuimarães
Av.ÉricoVeríssimo,307BairroMeninoDeus


Informações:bibliot@smc.prefpoa.com.br.Telefones32898079e32451334(Restinga)

Inscrições abertas para os prêmios Açorianos de Literatura Adulta e Infantil e Açorianos de Criação Literária 2016

$
0
0
Informamos que estão abertas as inscrições para o Prêmio Açorianos de Literatura Adulta e Infantil 2016. Escritores, artistas gráficos e editores podem concorrer com obras em primeira edição desde janeiro de 2015, assinadas por autores nascidos ou residentes em Porto Alegre, ou publicadas por editoras sediadas na capital gaúcha, desde que não tenham concorrido em edições anteriores do concurso.

Também estão abertas as inscrições para o Prêmio Açorianos de Criação Literária 2016. Outra importante ação cultural, o concurso é voltado para textos inéditos e premia o autor com a publicação da obra pela Editora da Cidade/SMC, além do troféu e de R$ 10 mil.

As inscrições podem ser feitas até 29 de julho pelos correios ou presencialmente, de segundas a sextas-feiras (exceto feriados), das 9h às 12h e das 14h às 18h, no Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues, na Coordenação do Livro e Literatura.

Seguem abaixo os links com os editais dos concursos com todas as informações necessárias:

Prêmio Açorianos de Literatura Adulta e Infantil: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smc/default.php?reg=509&p_secao=184

Prêmio Açorianos de Criação Literária: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smc/default.php?reg=513&p_secao=184

Rock no Centro Municipal de Cultura

$
0
0
Depois de amanhã é o Dia Mundial do Rock. Mas é amanhã, dia 12 de julho, no Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues que vamos recordar e homenagear esse gênero de muitas gerações.


Às 19h, o músico Julio Reny e o jornalista Cristiano Bastos fazem o Rock na Biblioteca, com música e bate-papo, na Biblioteca Municipal Josué Guimarães. 

Às 20h, tem República do Rock no Teatro Renascença, com as bandas Alpargatos e Júlio Reny & Os Irish Boys.

Para ir aclimatando o rock no ouvido, deixamos duas amostras do que podemos esperar para amanhã, no nosso particular Dia Mundial do Rock antecipado:



A programação é realizada em conjunto pela Coordenação do Livro e Literatura e pela Coordenação de Música da Secretaria da Cultura de Porto Alegre. 

Pablo Neruda, Ainda

$
0
0
Essa e outras obras do poeta podem ser
retiradas na Biblioteca Pública Municipal
Josué Guimarães
Aún é o título original da obra publicada um pouco antes da sua morte. Mas não é de morte que vamos ficar falando. É justamente hoje, dia 12 de julho, que se celebra o nascimento do poeta chileno (e universal) Pablo Neruda. Para não deixar passar em branco, resolvemos trazer aqui algumas linhas para pintar de verso um pouco dos posts do nosso blog. 

Subimos à Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães e buscamos este título que não é tão ecoado nas grandes livrarias e editoras, já pós-graduadas nas republicações do poeta. Ele conta com vinte e oito poemas que usam a palavra do título "como uma nota constante, como um refrão, ao longo do livro". Declara, à sua forma, amor às lembranças dos lugares da sua infância e juventude, descrevendo as figuras geográficas do Chile, viajando com o pai, maquinista de trem.

Com suas imagens poéticas originando-se no convívio familiar e transportando-se com ele através da geografia do próprio país, produziu aqui uma literatura da natureza, ao mesmo tempo inóspita e exuberante - atraente e violenta.

A CLL extraiu alguns fragmentos deste livro em homenagem ao 112º aniversário de nascimento dessa importante figura para o cenário da Literatura em todos os seus sentidos, ainda mais poético e geográfico.


III

Inverna, Araucânia, Lonquimaya!
Leviatana, Aquipélaga, Oceana!
Penso que o espanhol de sapatos roxos
montado na invasão como na náusea,
em seu cavalo como em uma onda,
o descobridor, desceu de sua Guatemala,
dos pastéis de milho cheirando a tumba,
daquele calor de parto que inunda as Antilhas,
para chegar aqui, de descalabro em derrota,
para perder a espada, o muro, a Santíssima,
e logo perder os pés e as pernas
e a alma.
Agora nestes 65 que faço
olhando para trás,
para cima,
para baixo
me pus a descobrir descobridores.
Passa Colombo com o primeiro colibri
(pássaro de pulseira), breve relâmpago,
passa Dom Pedro de Valdívia sem chapéu
e logo, de regresso, sem cabeça,
passa Pizarro entre outros homens tristes.
E também Dom Alonso, o claro Ercilla.


VI

Perdão se quando quero
contar minha vida
é terra o que conto.
Esta é a terra.
Cresce em teu sangue
e cresces.
Se se apaga em teu sangue
te apagas.


XV

Nós, os perecíveis, tocamos metais,
vento, margens do oceano, pedras,
sabendo que continuarão, imóveis ou ardentes,
e eu fui descobrindo, nomeando todas as coisas:
foi meu destino amar e despedir-me.


XVII

Abaladora foi a noite de setembro.
Eu trazia na roupa
a tristeza do trem que me trazia
cruzando uma por uma as províncias:
eu era esse ser remoto
turbado pela fumaça do carvão
da locomotiva.
Eu não era.
Tive de encarar então a vida.
Minha poesia me incomunicava
e me agregava a todos.
Naquela noite
me coube declarar a Primavera.
A mim, pobre sombrio,
me fizeram desatar a vestimenta
da noite desnuda.
Tremi lendo ante duas mil orelhas desiguais
meu canto.
A noite ardeu
com todo o fogo escuro
multiplicando-se na cidade,
na urgência imperiosa do contato.
Morreu a solidão aquela vez
ou nasci eu de minha solidão?


XXI

Vivi na desordem de pátrias não nascidas,
em colônias que ainda não sabiam nascer,
com bandeiras inéditas que se ensanguentariam.
Vivi na fogueira de povos malferidos
comendo o pão estranho em meu padecimento.

*Ainda, de Pablo Neruda. 2ª Edição. Tradução de Olga Savary. Editora José Olympio.

Página do Poemas no Ônibus e no Trem

$
0
0
A página do Poema no Ônibus e no Trem no Facebook foi criada inicialmente por ex-participantes do concurso como Fan Page. Ali eles compartilhavam seus poemas e divulgavam algumas informações acerca do concurso. Recentemente, a administração do conteúdo foi transferida à Coordenação do Livro e Literautra, e agora a página se tornou um dos principais canais de divulgação e informação a respeito do evento.


Aí postamos a versão digital dos adesivos em circulação nos ônibus das edições já publicadas do concurso e informamos nossos seguidores das notícias e eventos do âmbito da poesia na CLL.

E aí, já curtiu lá? Entre aqui no LINK e comece a seguir o Poemas no Ônibus e no Trem no Facebook também.

5 livros rock n' roll

$
0
0
No Dia Mundial do Rock, resolvemos listar algumas obras que, cada qual à sua forma, representam literariamente o que o rock n' roll é para a música. Trata-se de uma modesta seleção, que privilegia livros conhecidos e deixa de fora uma vasta produção contemporânea que subverte padrões (como o bom rock), mas é o risco que se corre em qualquer recorte - e este é um microrrecorte:

On the road - Jack Kerouac
*Disponível nas bibliotecas públicas do município

Lançado em 1957, o mais célebre ícone da literatura beat ditou os rumos tortos de muitas vidas adolescentes dentro e fora dos Estados Unidos. A narrativa alucinante de Kerouac - que, drogado, escreveu o original em um rolo de papel higiênico - prefigura a incontinência formal do rock n' roll. As viagens e caronas de Sal Paradise pelo território estadunidense envolvem filosofia barata, deslumbramento com a efervescência do jazz, indiferença diante do futuro e do dinheiro, desprezo pela política e pela sociedade organizada, enfim, rock o suficiente para influenciar gerações inteiras de músicos.



O Senhor dos Anéis - J. R. R. Tolkien
*Disponível nas bibliotecas públicas do município

Se os cânones tratam de deixar a trilogia de Tolkien nos inglórios patamares da subliteratura (ou da literatura infanto-juvenil), há um grupo de admiradores apaixonados que eternizou o legado do inglês: jogos de RPG, heavy metal, cabelos cumpridos, exaltação de heroísmo épico, medievalismo, batalhas e dragões e espadas e relâmpagos e monstros... De onde você acha que saiu tudo isso?


Misto-quente - Charles Bukowski
*Disponível na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães

Se Kerouac foi a voz dos hipsters dos anos 60 e 70, Bukowski foi, antes e depois disso, o silêncio ébrio das gerações desencaminhadas. O comportamento despretensioso e errante de Henry Chinaski, alter-ego do escritor, sintetiza o espírito que fez surgir o rock. Vagabundo, bêbado, atormentado, desajustado na sociedade e na família - o ódio pelo pai remete a Dimitri Karamazov, personagem de Dostoievski -, Chinaski é uma ilha de desprezo, solitário em uma amargura alimentada pela rejeição (espinhas monstruosas lhe faziam alvo de chacotas e lhe afastavam das garotas) e por um olhar impiedoso sobre o caráter alheio. Adotando a simplicidade como forma (o que não significa, em absoluto, pobreza literária) e a degradação como substância, Bukowski não passou despercebido pelos grandes do rock: bandas como Pearl Jam, Red Hot Chili Peppers e Anthrax estão entre as que já lhe prestaram tributos.


O Corvo - Edgar Allan Poe

Ok, Tolkien é responsável pelos dragões e espadas, mas Poe (e diversos poetas românticos), muito antes dele, apresentou aos leitores o breu. Neste poema bastante musical - não haveria o menor esforço para encaixar a rima e a métrica de O Corvo em uma melodia -, o autor encontra um de seus momentos mais soturnos ao escancarar a inevitabilidade da morte. Essa atmosfera sombria seria replicada mais de um século depois, na década de 1980, tanto pelo shoegaze (My Bloody Valentine, The Jesus and Mary Chain, etc.) quanto pelo post-punk (The Cure, Echo & The Bunnymen, Joy Division, etc.). Os desdobramentos musicais e estéticos fazem da obra de Poe (não apenas O Corvo, evidentemente) uma influência literária definitiva sobre o rock.


Mate-me por favor - Larry "Legs" McNeil e Gilliam McCain

Eis a ultrassonografia de um feto rebelde: o punk. McNeil e McCain mergulham nesse período de gestação e coletam relatos orais que descrevem, passo a passo, os ingredientes adicionados a uma bomba prestes a explodir. É mais uma compilação do que houve de melhor no (pré-)movimento do que uma obra com qualquer valor literário. A importância é de caráter histórico, e nenhum chute intra-uterino foi negligenciado: Velvet Underground, The Stooges, Television, Andy Warhol, Patti Smith, MC5... até o nascimento de um bebê feio que "don't wanna grow up": Ramones e Sex Pistols.

---
Que livros você acrescentaria aqui? Que autores brasileiros também enchem suas páginas do mais genuíno espírito do rock n' roll?

Consulta de livros nas Bibliotecas Públicas Municipais de Porto Alegre

$
0
0
Nesse friozinho malandro, o conforto de casa e a vontade de sair para a rua peleiam quase eternamente, não fosse o limite que as obrigações do dia-a-dia nos impõe. Mas para aliviar esse clima (de frio e de compromissos que nos arrastam para fora do ninho), a gente tem uma boa notícia para os leitores de plantão: todo o acervo das bibliotecas públicas municipais de Porto Alegre pode ser consultado através do portal Pergamum, desenvolvido pela Procempa.



A busca pode ser feita através de diferentes categorias (Título, Assunto, Autor, Livre) em todas as bibliotecas da cidade ou em alguma específica. Se você procura algum gênero em particular (Revistas, Jornais, Folhetos), também pode selecionar o tipo de obra que deseja encontrar. Apesar de ter todas essas e outras funções de consulta, ainda não temos a estrutura de renovação dos empréstimos de livros, sistema que passa por sua fase de implementação. 

De qualquer forma, agora não se precisa sair de casa para procurar alguma obra com o risco de não encontrar e ter perdido a viagem. Por isso, não perde a viagem e consulta teu livro nas bibliotecas do município.

Bate-papo em comemoração ao Dia do Escritor e Dia Internacional da Mulher Negra Latinoamericana

$
0
0
Em celebração ao Dia Nacional do Escritor e Dia Internacional da Mulher Negra Latinoamericana, a Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães irá receber Luiz Maurício Azevedo e Priscila Pasko para ministrar o bate-papo Uma outra perspectiva: a escrita e o mercado editorial para autores negros e para mulheres, com mediação de Vitor Diel.

Carolina Maria de Jesus

O bate-papo será realizado no dia 25 de julhoàs 19h00.

Trova na biblioteca

$
0
0
Segunda-feira, dia 18, é dia de Trova na biblioteca. Não é a trova dos gaúchos: aquela improvisada em cima de uma gaita que repete melodias gaudérias; também não é a nordestina, a do repente; não é a cubana, nem a francesa, muito menos a da paquera, a de trovar, aquela. A trova aqui é outra coisa: é poema.

Não é esse tipo de trova não. 

E quem vai nos conduzir pelos versos de redondilha maior e de apenas uma estrofe é o poeta Sidnei Schneider. Para definir o que significa esse gênero, ele recorre ao poetaço Fernando Pessoa, que diz que “a trova é o vaso de flores que o povo põe à janela da sua alma”. Composta por quatro versos heptassílabos (de sete sílabas poéticas), rimando ao menos o segundo com o quarto, a trova também é chamada de "quadra" ou "quadrinha", mas essas duas nem sempre traduzem o mesmo significado. Para dar um pequeno gosto do gosto que a trova tem, o Sidnei separou pra gente uma pequena amostra do que vai rolar na próxima segunda:

Meu caro poeta: o Universo
espera atendas meu rogo:
- Ou pões mais fogo no verso,
ou pões o verso no fogo.

                  Eno Teodoro Wanke

Sei que pareço um ladrão...
Mas há muitos que eu conheço
que, sem parecer que o são,
são aquilo que eu pareço.

                           António Aleixo
      (poeta vendedor de loterias)


Trova na Biblioteca 
                    com Sidnei Schneider
Segunda 18/07, às 19h
   Av. Érico Verissimo, 307
   (com direito a certificado)




Os muitos nomes de um escritor

$
0
0
Conhece a obra de Charles Lutwidge Dodgson? Não? Mas nunca leu Alice no país das maravilhas?


(Ué, mas não era do Lewis Carroll?)

Pois é. Lewis Carroll era o pseudônimo do escritor. Assim como o escritor brasileiro Fernando Jorge, que assinou seu livro Hitler - o retrato de uma tirania como Herman Zumerman devido às exigências de seu editor, e como Machado de Assis, que publicava alguns textos sob o nome de Boas-Noites, ou Dr. Semana, ou Lélio, ou Malvólio, ou Platão, Sousa Barradas, etc. As razões variam, claro (Fernando Jorge utilizou o nome alemão porque literatura estrangeira vendia melhor no Brasil e Machado queria expor opiniões políticas ousadas sem vinculá-las ao seu nome).

Mas os pseudônimos não são só características de autores que precisam ocultar suas identidades: em diversos casos, o nome é escolhido simplesmente porque o escritor o prefere. Poucos conhecem o poeta Ferreira Gullar pelo nome José Ribamar Ferreira. 

O poeta português Fernando Pessoa, porém, utiliza heterônimos. Ou seja: seus textos escritos com nomes diferentes referiam-se, no caso, a autores inventados, dotados de uma personalidade e de ideias distintas das de Pessoa, que existiam no interior da psique do escritor. Pessoa era (e não era) um pouco de Alberto Caeiro, Ricardo Reis, Álvaro de Campos, entre outros...  

Procure pelo nome certo: veja alguns livros que temos disponíveis na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães de autores que utilizam pseudônimos (ou heterônimos):

Antologia poética, de Ferreira Gullar.
código da BPMJG: B869.1 F383









Alice no país das maravilhas, de Lewis Carroll
código da BPMJG: IJ Ficção C319al








Antologia poética, de Fernando Pessoa (com comentários de Jane Tutikian)
código da BPMJG: 869.1 P475fe



1984, de George Orwell (pseudônimo de Eric Arthur Blair)
código da BPMJG: 823 079m

  

Julho ainda não acabou...

15ª Feira de Troca de Livros de Porto Alegre

$
0
0
A 15ª edição da Feira de Troca de Livros de Porto Alegre, promovida pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Secretaria Municipal da Cultura, por meio da Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães, será realizada no dia 25 de setembro de 2015 (domingo), das 10hàs 17h, no Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues – Av. Érico Veríssimo 307, bairro Menino Deus. 

Inscrições para Bibliotecas: de 16 de agosto a 16 de setembro de 2016, ou até o preenchimento das 20 vagas disponíveis, pelo e-mail bibliot@smc.prefpoa.com.br.


CLIQUE AQUI PARA ACESSAR 

REGULAMENTO E  FICHA DE INSCRIÇÃO









Viewing all 145 articles
Browse latest View live